Você sabe em quais países o WhatsApp é proibido? Nesta matéria, vamos falar sobre o mensageiro mais popular do mundo e de quais nações barram que seus usuários utilizem esta plataforma. Portanto, veja até o final e entenda mais sobre o assunto:
Em quais países o WhatsApp é proibido?
O WhatsApp é proibido em alguns países apesar de ser um dos mensageiros mais utilizados no mundo todo. Afinal, esse app mudou a forma com que fazemos ligações e nos comunicamos com pessoas pelo mundo inteiro. Aliás, quase pelo mundo inteiro! Pois, alguns países proíbem que seus cidadãos façam download desse aplicativo. Ainda assim, muita gente desrespeita as leis locais e acabam utilizando meios de burlar essa proibição por lá, de acordo com reportagem apresentada no portal BBC News. Veja mais:
Países que proíbem o uso do WhatsApp
O WhatsApp é usado no mundo inteiro e vamos deixar isso bem claro até o final da matéria. Pois, alguns países proíbem seu download que acontece mesmo assim nas seguintes nações:
- Irã
- Coreia do Norte
- Síria (bloqueio intermitente)
- Senegal
- Guiné
- China (somente para usuários da Apple).
Além desses, o Catar, o Egito, os Emirados Árabes e a Jordânia permitem que seus cidadãos continuem utilizando o aplicativo com algumas restrições. Na Rússia, o app é usado com muita frequência apesar de existirem diversos atritos com as autoridades locais assim como tem acontecido com o Tik Tok nos Estados Unidos.
Usuários de WhatsApp encontram formas de acessar em países proibidos
Como foi dito, o WhatsApp é proibido em alguns países por diversas questões políticas que variam de acordo com cada nação citada acima. No entanto, o chefe da empresa, Will Cathcart, afirma que milhões de pessoas continuam acessando a plataforma por outros meios de maneira ilícita nesses países citados anteriormente.
Afinal, a internet oferece diversas formas de acesso àqueles que desejam burlar as regras impostas por uma nação. Por isso, eles utilizam isso a fim de continuar utilizando toda praticidade oferecida pelo mensageiro do grupo Meta. De acordo com o diretor, a empresa consegue ver a localização de acesso de cada pessoa que está usando o aplicativo.
Cathcart cedeu entrevista à BBC News e alegou que dezenas de milhões de pessoas continuam acessando o mensageiro em “países proibidos”. Mas, a empresa não tem controle sobre isso. Afinal, muitos utilizam redes de internet como as VPNs que permitem que as pessoas utilizem sinais disponibilizados por satélites ou de países vizinhos.
Por que alguns países proíbem o WhatsApp?
Diversas razões levaram à proibição do WhatsApp em alguns países. No entanto, as autoridades reclamam do sistema de criptografia utilizado pela plataforma. Afinal, o mensageiro utiliza criptografia de ponta a ponta para garantir a segurança de todos os usuários.
No entanto, a polícia exige saber o conteúdo de algumas conversas em possíveis investigações e isso é impossível se ela foi apagada. Em razão disso, esses países bloqueiam o download por meios legais dessa plataforma em solo nacional. No entanto, vimos que não tem dado muito certo considerando que a internet sempre oferece outros meios, não é mesmo?
Debate sobre post