A Spotify, plataforma conhecida mundialmente pelo streaming de música, tem inovado cada vez mais em sua proposta de conteúdo. Além de músicas e podcasts, a empresa agora testa o lançamento de cursos dentro de sua plataforma.
A Evolução do Spotify
Iniciado como um serviço de streaming de música, o Spotify se tornou uma plataforma multiconteúdo que abriga clipes, audiolivros, podcasts e muito mais. Hoje, a empresa dá mais um passo na direção de multiconteúdo com um experimento envolvendo cursos online.
A empresa lançou um novo experimento em sua plataforma, disponibilizando alguns cursos em vídeo para os usuários. O recurso ainda está em fase de teste e ainda não se sabe quando estará disponível em outras regiões.
A Busca por Conteúdo Educativo
Os usuários do Spotify no Reino Unido são os primeiros a testemunhar essa nova adição. O novo movimento marca uma mudança significativa na estratégia da empresa, expandindo além do áudio para incluir também o ensino e a aprendizagem.
O experimento oferece lições em vídeo de parceiros como BBC Maestro, Skillshare, Thinkific e PlayVirtuoso. Embora os cursos online possam parecer uma adição inesperada para uma plataforma conhecida principalmente por sua música e podcasts, o diretor de produto do Spotify, Mohit Jitani, destaca que faz sentido, já que muitas pessoas já estão se voltando para a plataforma para consumir conteúdo educativo, principalmente com os podcasts.
A Mudança de Paradigma
De acordo com o Spotify, cerca de metade dos usuários que são assinantes Premium da plataforma procuram por podcasts com conteúdo educativo e de autoajuda. Esta mudança não apenas oferece aos usuários acesso a uma gama mais ampla de conteúdo, mas também permite ao Spotify segmentar mais diretamente os interesses e hábitos de seus usuários, melhorando a experiência geral.
Benefícios para os Provedores de Cursos
Para os provedores desses cursos, a vantagem de oferecê-los no Spotify é justamente a chance de alcançar um público maior e direcionar esse conteúdo para clientes potenciais, dependendo de seus hábitos de escuta.
“Torna-se muito, muito mais fácil para nós encontrar as pessoas certas para este curso e fornecer uma distribuição muito mais eficiente“
Categorias de Cursos
No teste, a plataforma está oferecendo cursos em 4 categorias diferentes: fazer música, ser criativo, aprender sobre negócios e viver de forma saudável. Para os usuários que já têm acesso à nova ferramenta, os cursos podem ser acessados a partir de um novo ícone no formato de pílula que aparece na parte superior da tela.
A Assinatura “Superpremium”
O futuro do modelo de assinatura do Spotify pode ser impactado pela inclusão de cursos online. Atualmente, o experimento está sendo conduzido através de um modelo freemium, onde os usuários têm acesso gratuito a algumas lições por curso, mas devem pagar para desbloquear o conteúdo completo.
Isso sugere que o Spotify pode estar considerando novos modelos de assinatura, como parte de uma possível oferta “Supremium”, que incluiria acesso a cursos online, audiolivros e outros recursos adicionais.
Obstáculos Técnicos e Regulatórios
O lançamento dos cursos online não vem sem desafios. O Spotify enfrenta obstáculos técnicos e regulatórios, especialmente em relação às taxas de transação da Apple e do Google. Além disso, a moderação do conteúdo é uma preocupação constante, com o Spotify garantindo que os cursos cumpram suas políticas de plataforma e oferecendo um mecanismo de denúncia para conteúdo inadequado.
Atualmente, não há informações específicas sobre quando os cursos do Spotify estarão disponíveis no Brasil. O serviço está em fase de teste no Reino Unido e ainda não foi anunciado se haverá expansão para outros países1. Continuaremos acompanhando as atualizações para qualquer novidade sobre a disponibilidade dos cursos no Brasil.
Visão Geral
Por enquanto, o experimento está acontecendo apenas no Reino Unido, e é a partir disso que eles vão decidir o futuro dessa ideia. Pode ser que ela não vá para frente, então ainda não existe uma garantia de que haverá um lançamento para outras regiões.
Debate sobre post